Monday, October 31, 2005

Petr Zelenka - Um realizador a descobrir



Wrong Side Up (Pribehy Obycejneho Silenstvi) (2005)
No novo filme de Petr Zelenka, quase todos os personagens têm problemas nas suas relações pessoais. Petr (Ivan Trojan) espera reconquistar a sua ex-namorada, embora os seus encontros nunca corram como este desejaria. Os seus visinhos pagam-lhe para que assista enquanto fazem amor na sua cama, pois caso contrario não conseguiriam ter relações. O seu pai, que durante o comunismo lia as noticias na rádio, usa a sua voz em performances artisticas e, tambem, para encontrar novos amores. A sua mãe gosta de ladrar às pessoas que passam por perto. Os manequins de montra e as preferencias sexuais do seu patrão. Pessoas que fazem viagens inteiras dentro de um avião, embaladas em caixas de madeira, magia negra.....
Este filme, adaptado de uma peça de sua autoria, "Tales of Common Insanity", mostra-nos como todos procuram a sua felicidade, nem sempre encontrando aquilo que mais desejariam.
Com bastante humor negro, este é um grande filme para descobrir em 2005.

Buttoners (Knoflikari) (1998)

Praga, 1995.
Num estúdio de rádio, discute-se o século 20. Passam perto de 50 anos desde que a bomba atómica foi lançada sobre Hiroshima.
6 pequenos filmes.
Em "Kokura Lucky", 3 homens discutem a linguagem usada pelos americanos e a falta de palavrões no Japones.
Fucking weather, fucking weather, fucking weather....... gritam os 3 Japoneses como se de uma oração se tratasse.
Lá em cima, os dois pilotos encarregados de largar a bomba, discutem tambem.
É este "Fucking weather", tal oração divina, que acaba por fazer com que a bomba seja largada sobre Hiroshima e não Kokura.

Nos outros filmes, um casal procura um taxi onde possa fazer amor. O passageiro seguinte espera que o taxista o ajude a apanhar a sua esposa em flagrante, na cama, com o seu amante.
Um psiquiatra leva a sua higiene pessoal muito a peito e a dos seus pacientes tambem. Um acidente, um casal de namorados que foge do que parece ser uma tentativa de suicidio. Dois casais com desejos um pouco ortodoxos e os botões que vão sendo arrancados dos sofás!

O soldado que volta á vida para pedir desculpa a todos, pelo horrivel crime que terá cometido há 50 anos atrás.

Neste filme, poucas coisas farão sentido, Mas nem tudo na vida precisa de ter sentido.......

Ambos podem ser vistos em Cracovia, no Kino Mikro e também no Kino pod Baranami.

Realizador - Filmes

Príbehy obycejného sílenství (2005) ... aka Wrong Side Up (International: English title)

Rok dábla (2002) ... aka Year of the Devil (International: English title)

Powers (2000)

Knoflíkári (1997) ... aka Buttoners (Europe: English title)

Mnága - Happy End (1996) Read More......

Wednesday, October 26, 2005

Clap Your Hands Say Yeah


Os Clap Your Hands Say Yeah, são Alec Ounsworth, Lee Sargent, Robbie Guertin, Tyler Sargent, e Sean Greenhalgh. Oriundos de Brooklyn, acabam de lançar o seu primeiro album, homónimo, numa edição de autor.
O disco abre ao som da fanfarra da feira de variedades, com um orgão de igreja perdido no meio de gemidos. Clap Your Hands marca assim a abertura de uma das supresas do ano.
As influencias passam por David Byrne e os seus Talking Heads, The Cure, The Smiths, a voz de Alec Ounsworth lembra Gordon Gano.
Trata-se de um album muito bem conseguido, consistente , cheio de guitarras ondulantes, melodias que nos fazem dançar ao som de cada um dos temas.
"The Skin of My Yellow Country Teeth" é uma grande canção, com uma voz que que se arrasta, mas que em boa altura, surge com uma tal força, que salto da cadeira, cantando e dançando ao seu som.
O album tem 12 temas, ouve-se facilmente, requerendo uma segunda, terceira, quarta, ............. audições. Logo a seguir ao album dos Arcade Fire, vem este dos CYHSY.
O grupo tem vindo a crescer, sem grande apoio e divulgação, contando com os espectaculos e internet para divulgar a sua musica.
Podem encontrar a agenda de concertos e dois temas no seu site.
O album pode ser encomendado no Insound. Read More......

Sambassadeur


Ouvi pela primeira vez o tema "Between the lines" e lembrei-me dos Magnetic Fields. Não que a voz me lembrasse o Stephin Merritt mas a melodia sim. Fiquei com vontade de ouvir mais e descobri um grande album pop.
Os Sambassadeur são suecos, de Gotemburgo, mans não deles uns Cardigans, (a meu ver, tem uma estreia bem mais interessante que este outro grupo sueco).
Joachim Läckberg, na guitarra, Anna Persson, voz e guitarra, e ainda Daniel Permbo, voz e guitarra tambem, juntaram-se em 2003 no apartamento de Joachim e acabaram por gravar o tema "There you go". Mais tarde, juntar-se-ia tambem ao grupo Daniel Tolergård, no baixo, e ficaria assim definida a estrutura do grupo. Lançaram duas maquetas, um 7 " pela Delores Recording e acabaram de lançar o seu album de estreia, Sambassadeur, na Labrador Records. Podem ouvir no seu site dois temas do album de estreia, "Between the lines" e "Whatever season".
Uma das grandes estreias de 2006. Read More......

Tuesday, October 25, 2005

PEZ MP3 Player


Os Pez nunca mais serão os mesmos. Depois de serem estrelas num episódio do "Seinfeld", tem agora a sua versão MP3. A maior diferença é que o conteudo já não é comestivel. Pat Misterovich obteve licença da PEZ para lançar o seu leitor de mp3, tendo chegado agora ao mercado a primeira serie de leitores, limitada a 5000 exemplares. Cada custa $99 e pode ser encomendado aqui. O leitor já traz incluido alguns temas de bandas como os "Bearsuit" e "Smoosh". Read More......

A Festa do Estendal

-----------------------------------------------------
Comunicado #2

Faltam festas à noite de Lisboa. Falta melhor música à noite de Lisboa. Falta a alegria de dançar sem parar à noite de Lisboa.

Numa das salas mais bonitas de Lisboa, havemos de dançar !

Passa a palavra.

... uma produção da Espuma dos Dias

-----------------------------------------------------

"Is that all there is?
If that's all there is, my friends, then let's keep dancing
Let's break out the booze and have a ball
If that's all there is"

Is That All There Is?, P. J. Harvey Read More......

Jarvis Cocker, Radiohead e a BSO do novo Harry Potter

Enquanto o novo Harry Potter "Goblet of Fire" não chega ás nossas salas de cinema, aqui fica algo sobre a sua banda sonora.
A banda sonora, da autoria de Patrick Doyle, contará com 3 temas com a participação de Jonny Greenwood e Phil Selway, dos Radiohead, e ainda com Jarvis Cocker, Steve Claydon and Jason Buckle. Podem encontrar aqui o single de avanço "This Is The Night". Resta-me vos dizer que os artistas mencionados acima tambem participam no filme. Read More......

Monday, October 24, 2005

John Peel


No passado dia 13 de Outubro celebrou-se o "John Peel Day", ou seja, a primeira emissão do John Peel na BBC FM.

Este grande senhor da rádio foi assim homenageado por todos aqueles que nos ultimos 38 anos cresceram a ouvir, aprender e a conhecer a musica que se fazia por esse mundo fora.

Concertos por todo o Reino Unido, lançamento de uma compilação com alguns dos seus artistas favoritos, biografia e documentários acompanharam tambem esta data.

Na página da BBC é-nos possivel, durante esta semana, ouvir a sua primeira emissão na BBC, apresentando juntamente com Pete Drummond o programa "Top Gear", em Outubro de 1967. Contem aqui com temas de Martha & the Vandellas, os The Hollies, The Bee Gees, The Velvet Underground e alguns temas de uma sessão com os Pink Floyd.

Podem encontrar mais dados sobre este grande senhor da musica e rádio na

BBC Radio 4, Peel Home @ BBC Radio 1 FM e em "Keeping it Peel".

Vale ainda a pena passar pelo "The Perfumed Garden", um blog onde encontrarão temas de várias Peel Sessions.

Read More......

Friday, October 07, 2005

Cinema de Animação

O ano está na recta final mas o melhor do cinema de animação ainda está para chegar....................em breve, ainda em 2005.

The Wallace & Gromit Movie: Curse of the Were-Rabbit

O cão mais inteligente do mundo, Gromit, e seu dono, Wallace, um dos maiores inventores deste seculo, estão de volta numa nova aventura, a primeira com direito a filme de longa duração.

Dias antes do grande concurso de "vegetais gigantes" o duo Anti-Pesto, Wallace e Gromit, fazem fortuna ao capturar coelhos famintos que ameaçam os quintais do bairro. Captura e depois alojamento, pois para que não destruam mais quintais ficam todos hospedados na casa de Wallace, cabendo agora a Gromit a tarefa de alimentar não só o seu dono mas também todos os coelhos que estes vão capturando.
Mas eis que quando tudo corre pelo melhor, as invenções usadas para afastar estas pequenas criaturas acabam por criar um monstro............ ou será que não é bem assim?

Depois da série de 10 episódios, "Cracking Contraptions", os mais conhecidos personagens de plasticina voltam com mais invenções, mais queijo, mais sedução e outros animais (desta vez não são pinguins, ovelhas, cães robots ou mesmo frigorificos lunares).

Dirigido por Steve Box e Nick Park, o filme conta ainda com as vozes de Peter Sallis, Ralph Fiennes e Helena Bonham Carter.


Tim Burton's Corpse Bride

Tim Burton regressa ao cinema Stop Motion, depois de "Nightmare before Christmas", com este Corpse Bride. Estão também de volta consigo Johnny Depp e Danny Elfman.

Victor, que em breve se irá casar com Victoria, regressa a casa quando no caminho encontra um pau que se parece com um dedo e decide, por diversão, colocar o anel de casamento neste pau e fazer os seus votos. Acontece que afinal "esse pau" é o dedo de uma rapariga já falecida, regressando agora como zombie, pretendendo que Victor cumpra os seus votos e seja o seu fiel marido.

Este filme conta ainda com as prestações vocais de Emily Watson e Helena Bonham-Carter.


Howl’s Moving Castle

Um feiticeiro que se transforma em pássaro, um demónio de fogo que se alimenta de madeira e controla um castelo, uma bruxa egoista, uma maldição, uma rapariga no corpo de uma idosa, um espantalho saltitão, demonios de lama e um castelo andante. Eis os ingredientes da nova aventura de Hayao Miyazaki.

Depois de Spirited Away e Princess Mononoke, Miyazaki regressa com um dos grandes filmes de 2005. Um filme visualmente deslumbrante, um argumento muito imaginativo e muita muita acção.

Já vi este filme e recomendo vivamente. Se possivel, vejam-no na sua versão original (em japonês). Read More......

A FESTA

Cabe à "Festa do Estendal" a honra de inaugurar o "Quentes e Boas".

A festa terá lugar no próximo dia 5 de Novembro, na Caixa Económica Operária, em Lisboa.

Embora esta seja a primeira produção da Espuma dos Dias, após a realização de semelhantes eventos por membros desta organização, espera-se uma noite de muita e boa música, de grandes descobertas e imensas supresas.

Assim que tenhamos mais noticias, divulga-las-emos.

FESTA DO ESTENDAL
-
DIA 5 DE NOVEMBRO - das 22h às 3h
-
Caixa Económica Operária

-----------------------------------------------------

Comunicado #1

Espalhem a notícia por toda as pessoas que conhecem. Ajudem-nos a divulgar a festa.
Aguardem novos comunicados.


... uma produção da Espuma dos Dias


-----------------------------------------------------

"And the way I feel tonight
I could die and I wouldn't mind
And there's something going on inside
Makes you wanna feel
Makes you wanna try
Makes you wanna blow the stars from the sky"

Head On, Pixies Read More......