Jarhead
SYLLABICATION: jar·head
PRONUNCIATION: järhd
NOUN: Slang A U.S. Marine.
ETYMOLOGY: Perhaps from the shape of the hat the Marines once wore.
Também o título do mais recente filme de Sam Mendes (American Beauty e Road to Perdition).
Baseado na obra de Anthony Swofford, lançada em 2003, este filme conta-nos as experiências de um Marine na primeira pessoa.
Swoff escolheu os Marines como que fosse o seu destino. O seu pai tinha estado no Vietname e ele próprio teria sido concebido, ai, durante uma noite, no Hotel Hilton.
Sam Mendes optou por não perder tempo com as desgraças de Smoff: Os problemas em casa, a irmã no hospício; optou antes por mostrar como muitas vezes todos os nossos ideais, as escolhas que tomamos, são no final descabidas de sentido.
O filme fala-nos de Swoff e da sua companhia ainda na recruta e depois já na Arábia Saudita e Kuwait. Como passou 200 e tal dias numa guerra, sem um inimigo à vista, lutando por ideais que lhes eram impostos, perdidos no deserto, com a morte à sua volta, o desespero, o medo, a loucura, tudo levado ao limite. A morte, de colegas ou de outros inocentes; o medo de saber o que está para lá da duna; o desespero ao pensar que tudo está acabar, que nada mais faz sentido.
Hoje vi um dos grandes filmes de 2006. Embora realizado em 2005, chegou à Polonia somente esta semana. Recomendo-o vivamente.
No comments:
Post a Comment