Thursday, November 17, 2005

O Soul Dub vindo da Nova Zelândia


Um toque ao de leve nas teclas do piano marca os primeiros instantes de "Ernie". Ficamos com uma impressão errada do que "Based On A True Story" nos trará daí para a frente. Lentamente, o dub vai tomando conta do tema. Afinal, não era só piano......... e, entretanto, o reggae já meteu o dub no bolso!!!
Começa assim a grande aventura musical dos Fat Freddy's Drop. Eles são reggae, eles são dub, eles são soul, são hip hop e são jazz. Esta é a receita mágica para um dos mais supreendentes albúns de 2005, trazido por Fitchie, o comandante do barco, Joe Dukie, na voz e letras, Fulla Flash, Tony Chang e Ho Pepa na secção de sopro, Jetlag Johnson na guitarra e Dobie Blaze nas teclas.
"Midnight Marauders" foi o cartão de visita. Embora editado em 2002 em versão vinil 12", só em 2004 chegaria a Portugal, despertando então o interesse neste colectivo oriundo da Nova Zelândia.
Enquanto os primeiros três temas de "Based On A True Story" transpiram dub e reggae, já "Ray Ray" e "Dark Days" são de uma soul quente, envolta em delicados loops. No entanto, o melhor do albúm está reservado para o final, para "Roady", "Wandering Eye" e "Hope".
O primeiro tema volta ao reggae, acompanhado agora por uma voz feminina e um MC que, por instantes, nos traz à memória uns Gorrilaz; no segundo, Joe Dukie, AKA Dallas Tamaira, empresta a voz a um tema misto soul, jazz e electrónica. Este acaba por ser um dos temas mais dançáveis do albúm. Por último, "Hope", volta à soul, delicada, temperada com um pouco de r'n'b.
Tal como este albúm me foi recomendado, faço o mesmo agora e recomendo-vos a sua aquisição.
O alinhamento do disco:

01 - Ernie
02 - Cay's Crays
03 - This Room
04 - Ray Ray
05 - Dark Days
06 - Flashback
07 - Roady
08 - Wandering Eye
09 - Del Fuego
10 - Hope

No comments: