Saturday, December 03, 2005

Department of Eagles


Ouvi os Department of Eagles pela primeira vez há cerca de um mês atrás. Ouvi o tema Sailing by Night e fiquei com interesse em descobrir o que estaria por detrás desta banda.
Tendo editado somente um álbum até hoje, é possível encontrar dois nomes diferentes para o mesmo registo. "The Cold Nose", assim se chama a estreia deste duo na Europa, pela mãos da Melodic Records. O mesmo álbum, editado anteriormente nos Estados Unidos, teve o nome "The Whitey on The Moon UK LP".
Os DoE são dois jovens com cerca de 20 e poucos anos, originários de Brooklyn, NY; Daniel Rossen, na voz e guitarra, e Fred Nicolaus, na maquinaria.
O álbum abre ao som de On Glaze, um instrumental com cerca 2 minutos, que poucas pistas nos dá para os restantes 38 minutos de música. Parecem os The Go! Team, mas as semelhanças ficam-se por aqui. Sailing by Night é um tema pop a lembrar uns Kings of Convenience, com uns violinos a marcarem e de que maneira o final da canção. E daqui partimos para outras paragens, para outras terras. Daqui damos um pulo até ........ DJ Shadow, RJD2? Sim, ouçam Noam Chomsky Spring Break 2002 e digam lá que não é o que vos parece?
The Piano In The Bathtub é uma peça em 3 actos. Primeira parte pop, segunda uma electrónica que parece querer desconstruir o tema, e por fim, de volta à pop, agora mais calma, pois isto de ter um piano na banheira não dá para grandes movimentações.
O resto do álbum continua a deambular pela electrónica, por territórios de um DJ Shadow mais relaxado, por vezes um pouco experimental. Há ainda uns temperos hip hop em Forty Dollar Rug, de uns Blur em Family Romance, sendo que a supresa está reservada para o final, para The Horse You Ride onde estamos em territórios dos Radiohead.
Não pensem que o álbum é uma completa salganhada sonora, sem qualquer sentido, que quer ser tudo e mais alguma coisa. Embora se passeiem por diversos estilos, há sempre um fio conductor entre os temas que compõem este álbum. Que mais se poderia esperar por uma banda que respira os sons de uns Radiohead, Kings of Convienence, Beck, The Notwist ou Blur.

No comments: