Saturday, December 10, 2005

Flotation Toy Warning


A primeira vez que ouvi os Flotation Toy Warning foi em 2004, num CD sampler da Les Inrockuptibles. O tema, de nome "Happy 13", começava com o som de água a correr para logo a seguir embarcar em melodias pop atmosféricas, sintetizadores e pianos de encher o olho, ou neste caso, o ouvido. Pouco sabia sobre os FTW e pouco fiquei a saber. Um ano depois voltei a encontra-los.
Tendo editado anteriormente 2 EPs, lançaram em 2004 o que seria o seu álbum de estreia e único até hoje, Bluffer's Guide To The Flight Deck.
No seu site oficial, pouco podemos descobrir sobre este grupo britânico. Conta-se no entanto, que se formaram em 2001, depois de Donald Drusky, um antigo piloto de testes de maquinas voadoras ter conhecido o baterista e inventor Don LeCannes quando este revelava a sua mais recente descoberta: Um instrumento musical de nome Stair Horn.
Posteriormente Drusky foi apresentado a um inventor rival, Magnesi Rich, que por essa altura estava envolvido num projecto, juntamente com Benedict L. Maidsaver e Victoria W. Vest, cujo objectivo passava por anotar e traduzir as formas do vento chinesas. Depois de um certo jantar onde passaram o tempo a falar de borboletas raras, decidiram então formar os "Flotation Toy Warning".
Há ainda mais histórias hilariantes sobre o nome do grupo e sobre a sua origem, mas isso ficará para posterior pesquisa.
Os FTW são, no entanto, Paul Carter na voz e domingotron (???), Ben Clay na guitarra e baixo, Colin Coxall na bateria, Nainesh Shah na guitarra slide e Vicky West nas teclas e restante maquinaria.
O seu som anda pelo universo de uns Mercury Rev, Flaming Lips, Grandaddy ou mesmo dos Sparklehorse. Imaginem a sua música tocada dentro de uma igreja, luzinhas a piscar como na série Star Trek, uns pózinhos de electrónica, pequenas bandas sonoras de 6 minutos, fins de tarde passados a ver o pôr-do-sol, beats q.b..Fechem os olhos, deitem-se no sofá e ouçam...... ouçam este "Bluffer's Guide To The Flight Deck".
Aqui fica para descobrir, dois temas do seu álbum de estreia.

How the plains left me flat
Happy 13

No comments: